Dica EBV: Cinco livros que abordam sobre saúde mental

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.27.4″ custom_padding=”0px||0px||true|false” fb_built=”1″ _i=”0″ _address=”0″][et_pb_row _builder_version=”3.27.4″ _i=”0″ _address=”0.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.4″ _i=”0″ _address=”0.0.0″][et_pb_image src=”https://estanciabelavista.org.br/wp-content/uploads/2019/09/post-dica-ebv-cinco-livros-que-abordam-sobre-saude-mental.jpg” align=”center” force_fullwidth=”on” _builder_version=”3.27.4″ hover_enabled=”0″ _i=”0″ _address=”0.0.0.0″][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.4″ _i=”1″ _address=”0.1″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.4″ _i=”0″ _address=”0.1.0″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ text_font=”||||||||” hover_enabled=”0″ _i=”0″ _address=”0.1.0.0″]

Apesar do hábito de leitura não ser mais tão comum, muita gente não dispensa um bom e velho livro. Há quem ainda se prenda a roteiros cativantes, divertidos e interessantes. Mas, além de entreter, a leitura pode ser uma arma fundamental para quebrar preconceitos e trazer conforto e identificação a pessoas que sofrem de transtornos mentais, usando uma abordagem baseada em relatos reais e ficção.

Separamos cinco obras – com histórias fascinantes – que falam sobre diferentes problemas de saúde mental.

“Tartarugas até lá embaixo”

Essa obra do famoso John Green narra a história de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário que desapareceu misteriosamente. Quem encontrá-lo receberá uma enorme recompensa em dinheiro.

A problematização da narrativa é o fato de que, durante sua jornada, Aza tem que lidar com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), distúrbio mental que a afeta desde a infância.

Com milhões de exemplares vendidos, “Tartarugas até lá embaixo” fala de amizades duradouras, reencontros inesperados e é baseado em experiências pessoais do autor.

“Em algum lugar nas estrelas”

Em “Algum lugar nas estrelas” é uma obra de Clare Vanderpool que aborda Transtorno do Espectro Autista (TEA) de uma forma muito poética e envolvente.

É preciso ter sensibilidade para compreender a narrativa que conta a história de Jack, um jovem que, além de lidar com a perda de sua mãe muito cedo, também sofre com a falta de afeição do pai.

A autora entrega um livro cheio de significados cuja mensagem principal trata do respeito às diferenças e da explicação de que o autista compreende o mundo de maneira particular.

“Comportamento altamente ilógico”

De forma leve e divertida, John Corey Whaley transporta o leitor para uma narrativa psicológica que conta a história de Solomon Reed, um garoto que teve uma crise de pânico na escola onde estudava e, desde então, isolou-se em casa. Reed desenvolveu “agorafobia”, distúrbio comportamental que se caracteriza pelo medo irracional do mundo aberto.

O livro aborda sobre a crise do pânico e suas consequências por meio do caso fictício de Solomon Reed.

“Por lugares incríveis”

Suicídio é sempre um tema extremamente delicado para abordar. “Por lugares incríveis” também é uma obra inspirada em experiências pessoais da escritora.

Jheniffer Niven traz, nesse livro, uma reflexão sobre empatia com as pessoas que, por alguma razão, geralmente traumática, não veem mais sentido na vida e concluem que o suicídio é a única saída para acabar com todo o sofrimento.

Na história, Violet Markey tinha uma vida “perfeita”, mas é tomada pela culpa quando ela e a irmã sofrem um acidente e, Violet é a única sobrevive. Tudo perde o sentido, e ela se isola. Mas o destino une Violet a Theodore Finch, um garoto tratado com indiferença pelos demais que, também, quer encontrar uma maneira de acabar de vez com seu sofrimento. Após passar por várias experiências juntos, eles encontram um no outro a vontade de viver novamente.

“Fan Girl”

Outra trama leve e superdivertida. Rainbow Rowell criou uma obra fácil de devorar e se identificar.

Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto quando vai para a faculdade e se separa de sua irmã gêmea Wren.

Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Ela precisa estar pronta para tomar as rédeas da sua própria vida e abrir seu coração para novas experiências.

Com uma protagonista tímida e insegura, a narrativa aborda sobre dificuldade de socialização, tomada de decisões e, principalmente, ansiedade.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ _i=”3″ _address=”0.1.0.3″]

Estamos localizados na Rua Gambarras, 161 – Araçagi, no município de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís (MA). Apenas 20 minutos do Aeroporto Internacional de São Luís.

Acompanhe em nossas redes sociais conteúdos didáticos e dicas sobre saúde mental e fique por dentro das nossas ações visando à melhoria da saúde mental.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *