[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.27.4″ custom_padding=”0px||0px||true|false” fb_built=”1″ _i=”0″ _address=”0″][et_pb_row _builder_version=”3.27.4″ _i=”0″ _address=”0.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.4″ _i=”0″ _address=”0.0.0″][et_pb_image src=”https://estanciabelavista.org.br/wp-content/uploads/2019/09/post-cinco-filmes-imperdiveis-que-falam-sobre-saude-mental.jpg” align=”center” force_fullwidth=”on” _builder_version=”3.29.3″ hover_enabled=”0″ _i=”0″ _address=”0.0.0.0″][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.4″ _i=”1″ _address=”0.1″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.4″ _i=”0″ _address=”0.1.0″][et_pb_text _builder_version=”3.29.3″ text_font=”||||||||” hover_enabled=”0″ _i=”0″ _address=”0.1.0.0″]
Saúde mental costuma ser um tema bastante debatido nos últimos tempos. Longas-metragens famosos e premiados por abordar temas sobre transtornos mentais são uma das formas de aprofundar o aprendizado sobre o assunto.
Se você tem curiosidade sobre temas relacionados à saúde mental ou não sabe como lidar com alguém próximo, separamos cinco filmes que apresentam, como tema principal, abordagens sobre saúde mental e transtornos como depressão, esquizofrenia.
“Um novo despertar”, “Cisne Negro” e “Nise: O Coração da Loucura” estão entre os destaques. Confira!
Cisne Negro
Sinopse: Nina é uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida. Quando o diretor artístico da companhia decide substituir sua prima “ballerina” para a produção de estreia de “O Lago dos Cisnes”, Nina é sua primeira escolha. Sua concorrente é a novata Lily. Embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida, e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.
Um Novo Despertar
Sinopse: Walter Black (Mel Gibson) é o presidente de uma indústria de brinquedos. Ele sofre de depressão, o que faz com que se torne cada vez mais distante da esposa Meredith (Jodie Foster) e dos filhos Porter (Anton Yelchin) e Henry (Riley Thomas Stewart). Um dia, ao jogar o lixo fora, ele encontra o castor, um bicho de pelúcia no qual é possível colocar o braço. Logo em seguida, Walter tenta o suicídio, mas fracassa. A partir de então, já com o castor, ele assume uma nova identidade e passa a se comunicar por meio do boneco. O castor permite que Walter volte à vida, no trabalho e junto à família, mas, aos poucos, ele passa a sofrer um conflito de identidades.
Nise: O Coração da Loucura
Sinopse: Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Glória Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, por meio do amor e da arte.
Cake: Uma Razão Para Viver
Sinopse: A depressiva e traumatizada Claire Simmons fica obcecada pela história do suicídio de Nina, uma colega do grupo de autoajuda. Claire passa então a ter visões com Nina e decide investigar sua vida. Aos poucos, Claire desenvolve uma relação inesperada com Roy, o ex-marido de Nina.
Uma mente brilhante
Sinopse: John Forbes Nash Jr. é reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. Cedo, casa-se com uma bela mulher, mas, logo, começa a dar sinais de esquizofrenia. Após anos de luta contra a doença, ele acaba ganhando o prêmio Nobel.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ _i=”1″ _address=”0.1.0.1″]
Estamos localizados na Rua Gambarras, 161 – Araçagi, no município de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís (MA). Apenas 20 minutos do Aeroporto Internacional de São Luís.
Acompanhe em nossas redes sociais conteúdos didáticos e dicas sobre saúde mental e fique por dentro das nossas ações visando à melhoria da saúde mental.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário